top of page

Consórcio Indevido: Desconto Não Autorizado

Atualizado: 1 de abr.



"Cobrança de Consórcio que não contratei, descontos não pagos na conta bancária por falta de saldo, sujaram meu nome.".


O QUE FAZER QUANDO SE TORNA UMA VÍTIMA?

Se você foi incluído em um consórcio sem o seu consentimento, é fundamental saber que existem medidas para proteger os seus direitos, como a devolução dos valores pagos e até mesmo a possibilidade de rescisão do contrato. Além disso, em algumas situações, é possível solicitar indenização por danos morais.


CONSÓRCIO INDEVIDO: O QUE É E COMO ACONTECE?

Os consórcios indevidos podem ocorrer de várias maneiras, afetando o consumidor que nunca solicitou a adesão ou nem sequer foi informado sobre o processo. Veja as formas mais comuns de como esses golpes acontecem:


  1. Adesão ao consórcio sem o seu conhecimento. A forma mais comum de fraude é quando o consumidor descobre que foi incluído em um consórcio sem saber. Descontos são realizados de sua conta ou salário, mas o cliente nunca autorizou a adesão a qualquer plano de consórcio.

  2. Assinatura falsificada ou contrato sem ciência do consumidor. Em outros casos, os fraudadores falsificam a assinatura do consumidor ou utilizam dados pessoais para formalizar um consórcio em nome do cliente. Mesmo sem o consentimento do consumidor, as parcelas começam a ser descontadas.

  3. Venda Casada. Há casos, como a aquisição de empréstimos, em que são inseridos sem questionar o interesse do consumidor. A venda casada, embora proibida pelo Código de Defesa do Consumidor é uma prática ainda muito comum. O cliente pode pedir o cancelamento e estorno de valores.

  4. Fraude por contato falso ou marketing enganoso. Recentemente, muitas fraudes envolvem contatos fraudulentos de pessoas que se passam por representantes de empresas de consórcio. Essas pessoas oferecem benefícios e induzem o consumidor a fornecer informações pessoais, resultando em adesão ao consórcio sem a sua autorização.


O CONSÓRCIO INDEVIDO GERA DANO MORAL?

Sim. O consórcio indevido pode gerar sérios danos ao consumidor, que pode sofrer prejuízos financeiros e emocionais. O impacto dessa fraude, que causa perda de valores e constrangimento, é significativo, e é reconhecido pelo judiciário como passível de indenização por danos morais.

Essa situação pode trazer grande desconforto, especialmente se o consumidor for levado a crer que está pagando por algo que nunca solicitou e não faz parte de sua vontade. Esse tipo de prática gera angústia e frustração, o que pode resultar em um pedido de reparação.




O QUE FAZER SE VOCÊ FOI INCLUÍDO EM UM CONSÓRCIO INDEVIDO?

Se você descobrir que foi colocado em um consórcio sem a sua autorização, siga as etapas abaixo para garantir a proteção de seus direitos:


  1. Entre em contato com a administradora do consórcio O primeiro passo é procurar a administradora do consórcio e comunicar o erro, exigindo a rescisão do contrato e a devolução dos valores pagos até o momento.

  2. Solicite o bloqueio de novos descontos Se os descontos continuam sendo feitos de sua conta ou salário, entre em contato com seu banco ou empregador para solicitar o bloqueio imediato dos descontos relacionados ao consórcio não autorizado.

  3. Registre um boletim de ocorrência Se houver indícios de fraude ou falsificação, é importante registrar um boletim de ocorrência para formalizar a situação e permitir uma investigação.

  4. Faça uma reclamação no Bacen e no Procon Para reforçar sua reivindicação, registre uma reclamação no Bacen (Banco Central) e no Procon, o que pode ajudar a pressionar a administradora do consórcio a resolver o problema de forma rápida.

  5. Solicite a devolução dos valores pagos A devolução dos valores pagos de forma indevida é um direito do consumidor. Em muitos casos, também é possível solicitar a devolução em dobro, conforme o Código de Defesa do Consumidor.


SE A SITUAÇÃO CONTINUAR, PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA

Caso as tentativas de resolução com a administradora do consórcio não sejam bem-sucedidas, é importante buscar apoio jurídico especializado. Um advogado poderá orientá-lo e, se necessário, ingressar com uma ação judicial para proteger seus direitos.

A indenização por danos morais é um direito que pode ser requerido, dependendo da situação, para reparar o sofrimento causado pela inclusão indevida no consórcio.


CONCLUSÃO

O consórcio indevido pode trazer sérios prejuízos financeiros e emocionais. Se você foi vítima dessa prática, não hesite em buscar seus direitos. A devolução dos valores pagos e a rescisão do contrato são medidas essenciais para que você recupere o que foi perdido. Além disso, a indenização por danos morais pode ser requerida, caso a situação tenha causado danos à sua saúde emocional.


Aproveite as ferramentas de defesa do consumidor, como as reclamações no Procon e Boletins de Ocorrência, e busque ajuda legal para que o problema seja resolvido da melhor forma possível.


Se isso acontecer com você procure, o mais rápido possível, uma advogada de sua confiança com experiência em Direito Bancário. 

Nesse momento, contar com a ajuda de uma advogada é a melhor maneira de garantir todos os seus direitos.




Comments


© 2025 por Mirella Soares Advocacia & Consultoria.

Este blog está em plena conformidade com o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/1994) e com o Regulamento Geral nº 201/2021 da Ordem dos Advogados do Brasil. Todas as informações disponibilizadas têm caráter exclusivamente informativo e educacional, respeitando rigorosamente os princípios éticos que norteiam a Advocacia. Importante: Mirella Soares Advocacia & Consultoria é a identidade profissional da advogada Mirella Soares Cesar Gomes, inscrita na OAB/SP nº 382.274, que atua com especialização nas áreas de Direito Bancário e Previdenciário. Com compromisso e ética, oferecemos soluções jurídicas personalizadas para cada cliente, garantindo a segurança e a confiança necessárias para os desafios legais.

bottom of page